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42 maneiras de baixo custo para promover seus negócios

Você está iniciando um negócio com poucos recursos ou precisa de maneiras de aumentar seu orçamento de marketing para pequenas empresas? O marketing de uma empresa não precisa custar muito. Aqui estão 42 métodos de baixo custo e alto impacto para anunciar e promover seus negócios.

Como você pode promover seus negócios quando o dinheiro está escasso ou quando você está apenas começando? Como você pode anunciar sua empresa e colocar seu nome na frente de clientes em potencial com um orçamento limitado? Como você pode comercializar seus negócios da maneira mais econômica?

Promover um negócio é um desafio contínuo para pequenas empresas. Se você está apenas começando ou está no mercado há anos, essas táticas comprovadas de publicidade e marketing ajudarão sua empresa a encontrar novos clientes sem gastar uma fortuna.

42 maneiras de promover o seu negócio 

  1. Planeje seu marketing . Para comercializar seus negócios com sucesso, você precisa de uma abordagem planejada e organizada. Acertar ou perder marketing desperdiça tempo e dinheiro. Comece definindo sua  estratégia de marketing  e definindo um orçamento.
  2. Identifique seus melhores clientes em potencial e determine as melhores estratégias promocionais para alcançá-los. Seja o mais específico possível. O tomador de decisão é o CTO da empresa, o diretor de recursos humanos ou uma mãe que trabalha com 37 anos? Você os encontrará no Twitter, Google Plus, Pinterest, Facebook, YouTube ou Instagram? E o trabalho em rede pessoalmente em reuniões de negócios locais  ou organizações comunitárias? E a publicidade? Os clientes procurarão seu tipo de produto no Google ou Bing? Eles procuram cupons nos jornais? Deseja começar a promover seus negócios para eles no início do ciclo de compras ou quando estiverem prontos para retirar o cartão de crédito e fazer a compra? Anote suas respostas e consulte-as antes de iniciar qualquer nova tática de marketing. Use esta planilha de plano de marketing para reunir suas informações.
  3. Se você não possui um site, configure um.  Um site em funcionamento é fundamental para promover sua empresa, mesmo que ela tenha muitos seguidores nas mídias sociais. Dependendo do que você vende, seu site serve como uma ferramenta de geração de leads, folheto on-line, catálogo e fonte de informações para seus clientes em potencial. Você tem total controle sobre como promove seus produtos e serviços em seu site e por quanto tempo as promoções e outros conteúdos são visíveis. Você não tem esse controle nas mídias sociais.Se você não pode permitir que alguém projete seu site de forma personalizada, configure-o usando uma das empresas como Wix, SquareSpace ou Godaddy que fornece modelos e ferramentas que facilitam a criação de um site básico. Se você escolher um modelo pronto para uso ou se alguém criar um site para você, verifique se o design é responsivo. (Em outras palavras, parece bom e fácil de ler em dispositivos móveis, bem como em computadores e laptops.)
  1. Inclua um blog. Um blog (ou outros artigos escritos em seu site) tem duas funções. Ele informa seus clientes e prospects, e o conteúdo, por sua vez, melhora suas chances de ser encontrado nos mecanismos de pesquisa. Você não precisa ser um escritor profissional para adicionar um blog. Basta escrever as informações que seus clientes acharão úteis em diferentes estágios do ciclo de compra ou fornecer dicas e sugestões sobre o uso do que você vende.
  1. Use SEO básico no seu site. SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa – em outras palavras, configurar suas páginas da Web para que os mecanismos de pesquisa entendam o conteúdo das páginas e possam se vincular a você quando alguém pesquisar o que você vende ou o tipo de informação que você fornece. Embora algumas empresas gastem muito dinheiro em SEO, há várias coisas que você pode fazer para melhorar o SEO do seu site. Entre eles:
    – usando um título diferente para cada página do seu site
    – usando frases que as pessoas pesquisam no título da página
    – incluindo o nome da empresa, o local e o número de telefone em todas as páginas do site
  2. Configure uma listagem de empresas para sua empresa no Google e Bing. O Google e o Bing oferecem uma listagem gratuita para empresas locais. Para ser listado no Google, vá para Google My Business Para ser listado no Bing, vá para o Bing Places for Business.  Preencha todas as informações que puder, incluindo número de telefone, site e horário de operação, quando apropriado. 
  3. Configure seu perfil ou página comercial em sites de mídia social como LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest . Verifique se o perfil da sua empresa inclui uma boa descrição, palavras-chave e um link para seu site. Procure grupos ou conversas que falem sobre seu tipo de produtos ou serviços e participe das conversas, mas não os envie spam com promoções constantes para o que você vende.
  4. Se você está apenas começando e não tem cartão de visita e papel de carta, faça-os imediatamente. Eles dizem aos clientes em potencial que você é um profissional que leva seus negócios a sério. Seu cartão de visita  é importante para divulgar seus negócios, pois ajuda as pessoas que você conhece a lembrarem-se de você e do que sua empresa faz. Certifique-se de listar o endereço do site no cartão de visita, papel timbrado e em todos os folhetos criados. Inclua também o seu principal link de perfil de mídia social, se possível. Outra boa estratégia: inclua um código QR na parte de trás com um link para se inscrever na sua lista de e-mails.
  5. Coloque seus cartões de visita na mão de qualquer pessoa que possa ajudá-lo na busca de novos clientes. Ligue para seus amigos e parentes e diga que você iniciou um negócio. Visite-os e deixe uma pequena pilha de cartões de visita para distribuir aos amigos. 
  6. Dê vários cartões de visita aos seus clientes se você for um provedor de serviços.  Dessa forma, quando seus amigos e vizinhos pedem uma recomendação, eles têm uma maneira fácil de passar o nome da empresa e as informações de contato.
  7. Inscreva-se em um serviço de e-mail e envie uma newsletter por e-mail e / ou ofertas promocionais a clientes e possíveis clientes em potencial. Certifique-se de pedir permissão para enviar email antes de colocar o nome de email de qualquer pessoa em sua lista. Uma boa maneira de criar uma lista de e-mails com permissão de pessoas que desejam suas correspondências é doar algo. Pode ser um e-book gratuito ou até uma folha de dicas gratuita sobre como fazer algo relacionado ao seu negócio. Se você é um técnico de saúde, por exemplo, pode oferecer às pessoas que se inscrevem no seu boletim informativo gratuito uma folha de dicas com “10 maneiras fáceis de perder peso sem fazer dieta”. Se você não tiver nada a oferecer, tente oferecer um desconto de inscrição em produtos ou serviços como incentivo. Um serviço de email como o Constant Contact* facilita o gerenciamento de sua lista e o envio de correspondências com aparência profissional. 
  8. Converse com todos os fornecedores dos quais você compra produtos ou serviços . Dê a eles seu cartão de visita e pergunte se eles podem usar seus produtos ou serviços ou se conhecem alguém que possa. Se eles tiverem quadros de avisos onde os cartões de visita são exibidos (as impressoras costumam aparecer, assim como alguns supermercados, cabeleireiros etc.), pergunte se o seu pode ser adicionado ao quadro.
  9. Participe de reuniões de grupos profissionais  e de grupos como a Câmara de Comércio, outros grupos empresariais locais, capítulos locais de grupos nacionais como NAWBO ou associações cívicas. Tenha cartões de visita no bolso onde eles são facilmente acessíveis. Não se esqueça de perguntar o que as pessoas com quem você fala faz e realmente ouvi-las. Eles ficarão lisonjeados com o seu interesse, e é melhor lembrar de você por causa disso.
  10. Pague pela associação nos grupos que atraem seus clientes-alvo. Se o grupo tiver um site e publicar uma lista de membros no site, verifique se o seu nome e o link do site foram adicionados. Depois de adicionado, verifique se suas informações de contato estão corretas e se o link do site não está quebrado.
  11. Envolva-se ativamente em 2 ou 3 desses grupos. Isso lhe dará mais oportunidade de conhecer possíveis clientes em potencial. Mas lembre-se: os oportunistas são rapidamente descobertos pelo que são e têm pouco negócio. Embora você não deseje se envolver em muitas organizações que exigem muito do seu tempo, pode – e deve – fazer contribuições reais para todas elas, oferecendo idéias úteis e ajudando nos projetos sempre que possível. Ser ativo em grupos locais pode trazer um valioso marketing boca a boca .
  12. Publique regularmente informações e imagens interessantes nas suas contas nas redes sociais . As informações ou fotos devem ser interessantes para o seu público. Dicas sobre como eles podem melhorar sua vida, negócios ou ofertas especiais provavelmente receberão mais curtidas e compartilhamentos.
  13. Pague para aumentar suas postagens mais populares em sites de mídia social . Segmente as postagens otimizadas para grupos de pessoas que mais se parecem com seus clientes. Essa pode ser uma maneira barata de colocar sua empresa na frente de clientes em potencial em locais muito segmentados ou que tenham interesses que correspondam ao que você vende.
  14. Execute um webinar.  Escolha um tópico para o webinar que será popular entre clientes e possíveis clientes. Alguns exemplos incluem notícias importantes do setor, estratégias para melhorar algum aspecto da vida ou dos negócios e maneiras de resolver problemas comuns. Você também pode ministrar um breve curso introdutório em um webinar. Promova o webinar nas mídias sociais e em seu boletim informativo. Incentive os amigos a promovê-lo também em suas contas de mídia social e boletins. Exija que os participantes se registrem com um endereço de e-mail para poder fazer o remarketing para eles após o seminário on-line.
  15. Procure algo incomum sobre o que você faz e divulgue. Envie comunicados de imprensa a jornais locais, estações de rádio, estações de TV a cabo e revistas cujas audiências provavelmente estejam interessadas em comprar o que você vende. Publique os comunicados de imprensa em um ou mais serviços on-line de comunicados à imprensa também, certificando-se de incluir links para seu site. Para aumentar sua chance de publicar o material, envie uma foto (mas não para as estações de rádio) com seu comunicado de imprensa. Os editores de publicações impressas frequentemente precisam de “arte” (desenhos ou fotos) para preencher o espaço e alterar a aparência cinza de uma página de texto.
  16. Ajude os repórteres a encontrar você. Os repórteres estão constantemente procurando fontes para citar suas histórias. Uma maneira de encontrar essas fontes é usar serviços que distribuem sua solicitação de fontes a publicistas, especialistas, profissionais de marketing e outros que desejam ser fontes. Para descobrir quando os repórteres estão procurando informações que você pode fornecer, inscreva-se nessas listas e verifique-as regularmente. Um desses serviços é o HARO (abreviação de Help a reporter out), e é gratuito. Outro serviço, chamado PRLeads, é baseado em taxas.
  17. Escreva um artigo que demonstre sua experiência em seu campo. Envie para jornais, revistas e sites não concorrentes em seu campo que aceitem envios de especialistas. Certifique-se de que seu nome, nome comercial, número de telefone e uma referência ao seu produto ou serviço estejam incluídos no final do artigo. Se o editor puder usar o artigo, seu nome será impresso e, possivelmente, suas informações de contato também serão impressas gratuitamente.
  18. Divulgue sua publicidade. Sempre que você receber publicidade, obtenha permissão do editor para reimprimir o artigo que contém a publicidade. Faça fotocópias e envie as cópias com cartas de vendas ou qualquer outra literatura usada para comercializar seu produto ou serviço. Os clipes de publicidade dão credibilidade às reivindicações feitas por seus produtos ou serviços.
  19. Peça trabalho ou leads. Entre em contato com amigos, conhecidos, ex-empregadores (se você sair em boas condições), organizações sem fins lucrativos, escolas e faculdades e até outras empresas que tenham clientes que possam precisar dos seus serviços. Informe-os sobre seus negócios e pergunte se eles podem usar seus serviços ou se podem fornecer os nomes das pessoas que precisam do que você vende.
  20. Peça aos clientes para revisar seus negócios. Quando alguém está pronto para escolher um produto ou provedor de serviços, deseja ter certeza de que está fazendo uma boa escolha. Uma maneira de obter essa garantia é observando as análises. Para aumentar a chance de os clientes deixarem um comentário, envie uma nota agradecendo a eles por seus negócios e solicite que analisem seu site online. Inclua um link para um local em que você gostaria que eles publicassem seu comentário.
    Relacionado: Como obter referências e recomendações
  21. Rede com outras pessoas que estão fazendo o mesmo tipo de trabalho que você. Informe-os de que você está disponível para lidar com as sobrecargas de trabalho. (Mas não tente roubar os clientes. O Word será divulgado e arruinará a reputação da sua empresa.)
  22. Ofereça-se para ser um palestrante . Conferências da indústria, organizações de voluntários, bibliotecas e grupos empresariais locais geralmente precisam de palestrantes para reuniões. Você se beneficiará do reconhecimento de nome, contatos e publicidade que ganha ao ser palestrante nesses eventos.
  23. Se o seu produto ou serviço for apropriado, faça demonstrações para grupos ou indivíduos que possam estar interessados. Ou ensine outras pessoas a usar alguma ferramenta usada em seu trabalho.
  24. Coloque vídeos do seu produto ou serviço no YouTube  e em outros sites de compartilhamento de vídeos e slides.
  25. Descubra quais programas federais, estaduais e do governo local existem para ajudá-lo a começar nos negócios. A maioria oferece  aconselhamento empresarial gratuito , e alguns podem colocá-lo em contato com agências governamentais e grandes corporações que compram de pequenas e médias empresas
  26. Se você é uma empresa pertencente a uma mulher ou a uma minoria, publique esse fato em seu site. Você também deve considerar a certificação  por organizações privadas, estaduais ou federais . Muitos agentes de compras têm cotas ou guia para a quantidade de bens e serviços que precisam comprar de empresas pertencentes a minorias e mulheres. 
  27. Envie cartas de vendas a todos que você acha que podem usar o que você vende. Certifique-se de descrever sua empresa em termos de como ela pode ajudar o cliente em potencial. Aprenda a colocar um cartão de visita em todas as cartas enviadas. Acompanhe periodicamente com correspondências de cartão postal.
  28. Se você usa um carro ou caminhão na sua empresa, faça com que o nome da empresa e as informações de contato sejam pintados profissionalmente na lateral do veículo. Dessa forma, seu meio de transporte se torna um veículo para anunciar sua empresa. 
  29. Use um sinal magnético no seu veículo . Se você não quiser que seu nome seja pintado em seu carro ou caminhão, peça um sinal magnético com seu nome, número de telefone com o logotipo e slogan. Você pode obtê-los em vários tamanhos e removê-los sempre que quiser. Os sinais magnéticos podem ser pedidos através de muitas lojas de impressão e sinalização on-line e têm preços muito razoáveis.
  30. Pegue o telefone e faça “ligações frias”. Estas são chamadas para pessoas com quem você gostaria de negociar. Descreva brevemente o que você faz e solicite um compromisso para conversar com eles sobre maneiras de ajudá-los a atender a uma necessidade ou resolver um problema.
  31. Obtenha amostras do seu produto ou do seu trabalho com o máximo de mãos possível.
  32. Ofereça uma consulta gratuita e sem compromisso  para as pessoas que você acha que poderiam usar seus serviços. Durante essas consultas, ofereça algumas sugestões ou idéias práticas – e antes de sair, peça um “pedido” para implementar as idéias.
  33. Aprenda a pedir referências. Um cliente satisfeito geralmente fica feliz em encaminhá-lo para seus amigos. Ajude-os a se lembrar de fazer isso pedindo referências e deixando cartões de visita ou folhetos extras que eles podem dar aos amigos e familiares que precisam de seus serviços. Se alguém lhe der uma pista, acompanhe-a imediatamente.
  34. Use outras pessoas para vender seu produto ou serviço. Em vez de (ou além de) vender seus produtos, procure afiliados, revendedores ou pessoas que irão gerar leads para você em troca de uma comissão sobre vendas. Certifique-se de que sua estrutura de preços permita as taxas ou comissões que você terá que pagar pelas vendas realizadas.
  35. Junte-se a empresas que atendem ao mesmo mercado, mas vendem produtos e serviços diferentes. Faça arranjos para promover os bens e serviços uns dos outros, passando leads para frente e para trás, compartilhando correspondências e fazendo referências.
  36. Tenha cartas de vendas,  brochuras, folhetos e outras informações pertinentes impressas e prontas para usar. Pergunte aos possíveis clientes que parecem relutantes em comprar de você: “Gostaria que eu enviasse informações?” Siga prontamente com uma nota e uma carta que diz: “Aqui estão as informações que você me pediu para enviar”. 
  37. Faça um concurso. Faça do prêmio algo desejável e relacionado ao seu negócio – pode ser uma cesta de brindes dos seus produtos, por exemplo, ou serviços gratuitos.
  38. Teste a compra de publicidade Pay Per Click (PPC) nos motores de busca. Se você ainda não está anunciando nos motores de busca, procure ofertas que oferecem US $ 50 ou US $ 75 em publicidade gratuita para começar. Leia as instruções para o serviço que planeja usar e observe com muito cuidado o que gasta diariamente ou com mais frequência até se sentir confortável usando anúncios PPC e ver que está obtendo um retorno do seu investimento.